sábado, 29 de novembro de 2008

30 de novembro - uma data especial


MIRACATU



O Município de Miracatu , no Vale do Ribeira , Estado de São Paulo , consta como um dos poucos onde ainda se encontra uma grande parte de remanescentes da cobertura original da Mata - Atlântica , contando para sua preservação com unidades de conservação.


Em toda sua extensão territorial o município abriga uma exuberante diversidade de fauna e flora , áreas de macias com rios encachoeirados , somados , com a cultura , ambiental , econômico seja agricultura , e (banicultura) , o ecoturismo pode ser uma atividade interessante e importante para o município , pois em seus fundamentos , visa a conservação do patrimônio histórico , natural e cultural e o desenvolvimento das comunidades locais envolvidas.


A extensão da malha viária do município é de 25 Kms. Das vias municipais há 7 Kms pavimentados e 18 Kms não pavimentados.As linhas de ônibus municipais são atendidas pela Viação Cidade Miracatu.Miracatu é servida ainda pela Estrada de Ferro Santos - Juquiá, que entretanto desativou as linhas de passageiros.


Hino do Município

Miracatu, Miracatu

Minha terra brasileira

Altaneira , hospitaleira

Terra querida

Que eu quero bem


Suas lindas matas

Se enfeitam e se ajeitam

Ao seu redor como

Pétalas a flor És um primor

É um amor

Oh linda Miracatu


És tão gentil

És tão gentil

Bem mostra ser

Um pedacinho do Brasil


O São Lourenço de águas profundas

Regate a terra

E a faz tão fecundas

Seus bananais

E matagais

Beleza e riqueza são.


Miracatu , Miracatu

Eu te conservo dentro

Do meu coração.


Localização:



Altitude: 27


Latitude: -24,281


Longitude: -47,46


Ano de instalação do Município: 1944


Limites Territoriais:

Ao Norte:Ibiúna e Juquitiba


Ao Sul: Juquiá


Ao Leste: Pedro de Toledo


Ao Oeste: Tapiraí


Clima:


A temperatura média anual é de 28º C. Sendo o verão quente com temperaturas ultrapassando 37º C e inverno não rigoroso com temperaturas atingindo muito menos que 10º C, com raras exceções.
O clima é quente com inverno úmido. A precipitação pluviométrica anual é de 2.500 mm.




Relevo:


O relevo é de bastante acidentado com áreas de montanhas e algumas áreas com planícies de várzea. O solo é argiloso com áreas de podzólico vermelho amarelado, pobre e ácido, oferecendo dificuldades para mercanização.

Hidrografia:

A hidrografia é dominada pelos Rios São Lourenço, São lourencinho, Itariri e seus afluentes, que deságuam no Rio Ribeira de Iguape.

Vegetação:

A vegetação é típica da Mata Atlântica, mata latifoliada tropical e latifoliada tropical úmida de encosta. Conservada em grandes parte devido às dificuldades do relevo, pois cobre escarpas íngremes de serra. Se destacam na vegetação as espécies: palmito, jacatirão, angelim, peroba, canela, jatobá, ipê, bem como bromélias, avencas e samambaias.

13 comentários:

  1. Quem está representado nesta estátua?

    ResponderExcluir
  2. quem está aí representado é o primeiro prefeito da cidade de Miracatu Sr. Joaquim Dias Ferreira.

    ResponderExcluir
  3. Ele que era casado com Anna Maria Carneiro Dias e teve um filho também chamado Joaquim Dias Ferreira (que era casado com Evarista de Castro Ferreira, e se não me engano também foi prefeito de Miracatú e também era conhecido como Quinzinho)?

    ResponderExcluir
  4. para dzucherato

    vc esta afiado hein....hehehehehe....parabéns pela erudição miracatuense

    ResponderExcluir
  5. Minha família é fundadora de Miracatu... rs, por isso as pesquisas.

    O link para a árvore genealógica do Sr. Joaquim Dias Ferreira se encontra em: http://pt.rodovid.org/wk/Pessoa:137293

    ResponderExcluir
  6. dzucherato

    então.............

    deixa te dizer:

    o da estátua é o joaquim dias ferreira casado com a dona evarista de castro ferreira...

    este da estatua é o primeiro prefeito e o marido da benemérita evarista que ganhou inclusive o nome da avenida principal por conta de seu apoio aos carentes e desvalidos da nossa cidade em seus primórdios de fundação e emancipação de iguape em 1944.

    grande abraço

    ResponderExcluir
  7. OK, então o correto é este daqui: http://pt.rodovid.org/wk/Pessoa:142026 .

    Você tem fotos de Pierre Laragnoit, esposas e filhos?

    ResponderExcluir
  8. OIIIIIIIIIIII...TUDO BOM DZUCHERATO......QUE BOM QUE TEM RECEBIDO MINHAS MENSAGENS......TENHO SIM ......VOU FAZER O SEGUINTE...ESTAREI INDO PARA MIRACATU ESSA SEMANA E VOU RENOVAR MEU ARQUIVO NESSE SENTIDO...

    ABRAÇO...AH...OBRIGADO, VIU.....

    ResponderExcluir
  9. Olá! Tudo bem!

    Valeu! Se me autorizar eu gostaria de poder colocá-las na árvore genealógica.

    Os dados que peguei foram do Livro Cidade de Prainha, mas tem um primo meu que foi várias vezes até Miracatu e tem uma árvore bem extensa da família, que conta muito da cidade!

    Abraço!

    Denis Zucherato

    ResponderExcluir
  10. Fique a vontade.

    nossa!!!!!!!!!! Passa pra mim essa arvore genealógica que consta um pouco mais de Miracatu que será ótimo para colocarmos mais e mais informações no blog.


    sou mto amigo de Paulinho Laragnoit e ele lançou recentemente um livreto que fala sobre a imigração japonesa abordando mtos aspectos da contribuição que Joaquim Dias Ferreira fez pela imigração.

    Inclusive essa herma de Joaquim Dias Ferreira foi doada ao municipio pela colonia japonesa com Joaquim ainda em vida ( um sinal de gratidão poor ter sido um grande homem)
    abraço

    ResponderExcluir
  11. A partir do livro do Sr. Paulo de Castro Laragnoit eu fiz a árvore, pois, muito do que está lá é da minha família. É só copiar os links e colar no Internet Explorer:

    Quizinho (Prefeito): http://pt.rodovid.org/wk/Pessoa:142026

    Paulo de Castro Laragnoit (com sua licença eu peço para poder postar esta foto dele): http://pt.rodovid.org/wk/Pessoa:137266

    Pierre (Pedro) Laragnoit: http://pt.rodovid.org/wk/Pessoa:137241

    Pedro Laragnoit Júnior: http://pt.rodovid.org/wk/Pessoa:137242

    Coronel Diogo Martins Ribeiro: http://pt.rodovid.org/wk/Pessoa:137277

    Coronel Diogo Junior: http://pt.rodovid.org/wk/Pessoa:140483

    Juca Leite: http://pt.rodovid.org/wk/Pessoa:140445

    João Baptista Pedrozo (Meu trisavô): http://pt.rodovid.org/wk/Pessoa:30918

    Padre Chiquinho: http://pt.rodovid.org/wk/Pessoa:140615

    Isabel (Belica) Pedrozo (Esposa de Isidoro da Silva Leite): http://pt.rodovid.org/wk/Pessoa:30924

    E por aí vai, se for procurando achará muito da história aí...

    Tenho muitas fotos da minha família ainda para colocar. Tenho informações que separei do livro para colocar no rodovid, mas ainda não consegui digitar.

    A Prefeita Déa também faz parte de minha família, mas não consegui ligá-la ainda.

    Preciso pegar outras informações com o primo do meu pai, que tem uma árvore bem mais extensa que liga uma boa parte do povo de Miracatu a esta árvore.

    Eu (que não nasci em Miracatu): http://pt.rodovid.org/wk/Pessoa:28490

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente algumas pessoas não aceitam a minha família como sendo parte da família Laragnoit, pois, Rita de Cássia Carneiro ( http://pt.rodovid.org/wk/Pessoa:137254 ) ao que me consta era Governanta da casa de Pierre Laragnoit e eles tiveram um caso fora casamento que nasceu uma filha Maria Amelia Laragnoit ( http://pt.rodovid.org/wk/Pessoa:30927 ), que casou com um Leite que eram pais de minha bisavó.

    ResponderExcluir
  13. ESSAS COISAS DAS FAMÍLIAS ANTIGAS REALMENTE ERAM COMPLICADISSIMAS MESMO.... REALMENTE NÃO É SÓ HJ QUE TEMOS ESSAS COISAS....HEHEHEHE.....ENTÃO MAS VC SABE QUE OS LEITE (VOVÓ JOANA) ERAM INIMIGOS DOS LARAGNOIT POR CONTA DO INICIO DO POVOADO....ELA QUERIA QUE FOSSE EM PEDRO BARRROS E ELES QUERIAM ONDE É ATUALMENTE...ISSO ACREDITO QUE TBEM TENHA INFLUENCIADO UM POUCO NA DISTANCIA DAS FAMILIAS......

    HAVIA UM PRIMO DE PAULINHO QUE MORAVA EM SÃO CARLOS...INCLUSIVE FOI VEREADOR, JORNALISTA E PESSOA MTO QUERIDA NA CIDADE DE SÃO CARLOS....O NOME DELE......AH...JOÃO NEVES CARNEIRO, PRIMO QUERIDO DE PAULINHO QUE MORREU PELO MENOS A UNS 12 ANOS ATRÁS....

    ResponderExcluir

Faça seu Comentário no Miracatuando