quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Batucajé e Associação Cultural Parceiros da Arte estão em festa

Maria Aparecida Silva Dutra
Coordenadora de Projetos da Prefeitura Municipal de Miracatu



Com muita alegria, quero informar a vocês que acompanham ou de alguma forma contribuem, que o projeto Ponto de Cultura Batucajé, da Associação Cultural Parceiros da Arte, da qual sou presidente, foi selecionada no edital da Secretaria de Estado da Cultura, estaremos em breve, assinando o convênio.
O Ponto de Cultura Batucajé, é um espaço que visa propiciar conhecimento da cultura e das tradições de nossos antepassados, despertando a valorização. Queremos difundir a idéia da necessidade da conscientização na preservação das nossas tradições, como forma de manter viva a nossa memória, formando uma consciência histórico-social.
O Ponto de Cultura Batucajé irá trabalhar em 3 momentos distintos:

1- Levantamento das potencialidades culturais do município, de pessoas que possam contribuir com depoimentos e experiências vivenciadas de praticas e hábitos, danças, musicas, poesias etc. Explorando o legado cultural e histórico. Levantamento de colaboradores e facilitadores que poderão fazer parte da equipe junto com equipe Coordenadora. Alguns desses trabalhos e oficinas serão realizados nas próprias comunidades como uma espécie de “Dia de Campo” com apresentações e oficinas para as comunidades locais.

2- Reunir os atores que foram levantados nas visitas e oficinas para troca de experiências e registro de suas vivencias culturais e históricas. Serão realizadas na sede do ponto, oficinas de contador de estória, oficina literária, oficina de música, palestras. Todas essas atividades necessariamente terão que ser registradas para posterior aproveitamento em um produto final.

3- Gravação de DVD com o material colhido em forma de documentário e apresentação do grupo Batucajé, com música, poesia e prosa, que será distribuído gratuitamente às escolas do município, ao Museu Municipal Pedro Laragnoit, a Biblioteca Publica Municipal Poeta Domingues Bauer Leite e as entidades. Tem como objetivo “Preservar e Difundir o Patrimônio Cultural e Histórico de Miracatu”.

As atividades serão realizadas na sede do Ponto de Cultura, num imóvel a ser alugado.
Para alcançarmos nossos objetivos, realizaremos as seguintes atividades:

- Pesquisa em campo e palestra (historiadora)
- Oficinas de contador de estória, de música e literatura
- Apresentações com o grupo Batucajé
- Gravação e distribuição de DVD com o material pesquisado

Como já dizia Eduardo Romero: "Onde a cultura se manifesta, a cidadania tem lugar garantido"




Maria Aparecida Silva Dutra
Coordenadora de Projetos
(13) 3847-7000 ramal 215

Um comentário:

  1. Parabéns!!! Associações Culturais: Parceiros da Arte e Grupo Batucajé. Somos testemunhas desse trabalho árduo, objetivando o fortalecimento da nossa cultura local e Regional.

    ResponderExcluir

Faça seu Comentário no Miracatuando