domingo, 30 de novembro de 2008
NOSSA ATLETA ROSEMAR
sábado, 29 de novembro de 2008
30 de novembro - uma data especial
O Município de Miracatu , no Vale do Ribeira , Estado de São Paulo , consta como um dos poucos onde ainda se encontra uma grande parte de remanescentes da cobertura original da Mata - Atlântica , contando para sua preservação com unidades de conservação.
A extensão da malha viária do município é de 25 Kms. Das vias municipais há 7 Kms pavimentados e 18 Kms não pavimentados.As linhas de ônibus municipais são atendidas pela Viação Cidade Miracatu.Miracatu é servida ainda pela Estrada de Ferro Santos - Juquiá, que entretanto desativou as linhas de passageiros.
Miracatu, Miracatu
És tão gentil
O São Lourenço de águas profundas
Miracatu , Miracatu
Localização:
Altitude: 27
Latitude: -24,281
Longitude: -47,46
Ano de instalação do Município: 1944
Limites Territoriais:
Ao Norte:Ibiúna e Juquitiba
Ao Sul: Juquiá
Ao Leste: Pedro de Toledo
Ao Oeste: Tapiraí
Clima:
A temperatura média anual é de 28º C. Sendo o verão quente com temperaturas ultrapassando 37º C e inverno não rigoroso com temperaturas atingindo muito menos que 10º C, com raras exceções.
O clima é quente com inverno úmido. A precipitação pluviométrica anual é de 2.500 mm.
Relevo:
O relevo é de bastante acidentado com áreas de montanhas e algumas áreas com planícies de várzea. O solo é argiloso com áreas de podzólico vermelho amarelado, pobre e ácido, oferecendo dificuldades para mercanização.
Hidrografia:
A hidrografia é dominada pelos Rios São Lourenço, São lourencinho, Itariri e seus afluentes, que deságuam no Rio Ribeira de Iguape.
Vegetação:
A vegetação é típica da Mata Atlântica, mata latifoliada tropical e latifoliada tropical úmida de encosta. Conservada em grandes parte devido às dificuldades do relevo, pois cobre escarpas íngremes de serra. Se destacam na vegetação as espécies: palmito, jacatirão, angelim, peroba, canela, jatobá, ipê, bem como bromélias, avencas e samambaias.
terça-feira, 25 de novembro de 2008
LANÇAMENTO DE "TARSILA ETERNA" FOI UM SUCESSO
autografando o livro do Dr. Guilherme
O dia escolhido foi 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), o local, a Casa da Cultura de Capivari. O mestre de cerimônia nada mais que o Sr Flávio Carvalho (secretário da Cultura Municipal e cantor, apresentador do programa Chão de Estrelas).
A forte emoção ficou por conta da exibição do curta-metragem "Tarsila Eterna" produzido por Jehoval Junior, Igor Raphaellí e Davilson Talassi que ineditamente produziram um pequeno filme que coloca a artista como narradora e protagonista.
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
A BANANA - PARTE I
A banana é uma unanimidade mundial.
Originária do Sudoeste da Ásia, é a fruta de mesa mais vendida em todos os países.
No Brasil, um dos maiores produtores, a cultura ocupa 500 mil hectares. São Paulo, o terceiro maior produtor (depois da Bahia e do Pará), colhe 900 mil toneladas em 45 mil hectares, empregando 20.437 pessoas.
A produção está concentrada no Vale do Ribeira e Litoral Sul, destacando-se Cajati (12,7%), Miracatu (10,6%), Juquiá (9,6%), Itariri (8,4%) e Itanhaém (8,2%). A banana, responde por mais de 60% do valor da produção agrícola regional, e é sua principal atividade econômica.
A BANANA - PARTE II
A grande procupação para os mercados ficarem cada vez mais fortes é o trato em toda a cadeia produtiva. Iniciando em seu plantio até sua comercialização. A classificação, o uso de embalagens adequadas e de rótulos com correta identificação do produto, integram o processo de modernização beneficiando toda a cadeia de produção.
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Déa é a prefeita de Miracatu
Nome: Déa Fátima Viana Leite Moreira da Silva
Nome do Vice: Tico Bala
Partido: PSDB
Coligação: Miracatu no rumo certo
Composição: PSL / PSDB / PMDB / PPS
Número de Eleitores: 16.496
Número de Seções: 45
Votos brancos: 299 (2,35%)
Votos nulos: 752 (5,9%)
Abstenções: 3.758 (22,78%)
DÉA FÁTIMA VIANA LEITE MOREIRA DA SILVA
Partido: PSDB 45
Total de votos:5.839
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Hino do município de Eldorado, criado pelo poeta Domingos Bauer Leite
Crescestes a sombra da Cruz
E mil tropeços vencestes
Sob as bênçãos de Jesus
Audácia dos Bandeirantes
Raça forte e varonil
Fez da ti parte integrante
De São Paulo e do Brasil
Eldorado! Eldorado!
No futuro hás de brilhar
De São Paulo tão amado
Tens destacado o lugar
Ao mirar-se pelo Ribeira
Como ouvi-lo em confissão
O teu nome é água ligeira
Corredeira e agitação
Fundada por Vera e França
Há um século cidade
Berço de amor e esperança
De sonho e hospitalidade
Eldorado! Eldorado!
No futuro hás de brilhar
De São Paulo tão amado
Tens destacar do lugar
Salve rincão querido
Berço da Virgem da Guia
Fim do criminoso olvido
Em que seu nome jazias
Eras de agora em diante
Desencantado o tesouro
Da constelação brilhante
Da Pátria uma estrela de ouro
Eldorado! Eldorado!
No futuro hás de brilhar
De São Paulo tão amado
Tens destacado o lugar.
Domingos Bauer Leite - Grande poeta, autor do livro de poesias "Oásis", excelente escritor de discursos, exímio orador em festas na região, amigo de Jânio Quadros, pai da prefeita Déa de Fátima (de Miracatu) e avô do deputado estadual Samuel Moreira Junior (PSDB). Domingos Bauer Leite foi sem dúvida alguma um dos pioneiros na temática regional em seus escritos e um defensor das coisas de nosso Vale.
Lembrar e conhecer a obra do poeta é fundamental para reavivarmos valores fundamentais, dentre eles a temática ambiental.
Natural de Eldorado, o poeta mudou-se para Miracatu e lá viveu até seu falecimento em 1968. Em Miracatu descansa seu corpo.
Paulo de Castro Laragnoit


sexta-feira, 14 de novembro de 2008
A EMBALAGEM DO FUTURO E OUTRAS IDÉIAS
Antes que eu me esqueça ele vem em várias cores! Dizem que o próximo lançamento será um protetor de ovos.
BANANA PRATA
MIRACATU - TERRA DE GENTE BOA
Banana da terra
Nome Científico: Musa sapientum, Linneo
Nome Popular: Bananeira da terra, Banana comum, Banana comprida e Pacoba
Habitat: Em diversas tribos indígenas é chamada de banala ou banará, de onde os portugueses tiraram a denominação vulgar.
Descrição da Planta: A sua haste é mais vigorosa e não tão elevada como a banana prata, as suas folhas são muito maiores, de cor verde clara e o cacho é bem desenvolvido. Os frutos são de 25cm de comprimento sobre 4 de diâmetro, geralmente um tanto recurvados, com os ângulos salientes, a extremidade delgada e a casca de 3 a 6 mm de grossura, forte, de cor amarela quando maduros, muitas vezes manchados de preto, com a parte carnosa compacta, um pouco dura, de cor branca amarelada, de sabor fraco adocicado e não muito suculenta. Desta espécie derivam muitas variedades.
As raízes tuberosas chamadas inhame de bananeira ou soca são alongadas ou arredondadas, carnosas e cheias de raízes fibrosas um pouco suculentas. Costumam pesar entre 7 e 15kg;
Partes Usadas: frutos, raízes tuberosas, caule e flor
LAURINDO DE ALMEIDA
"Tarsila Eterna" será lançado na Casa da Cultura
O professor da rede municipal e jornalista Jehoval Junior esta em fase final do livro "Tarsila Eterna" na editora EME.O objetivo do livro é mostrar o lado pessoal da artista plástica Tarsila do Amaral (1886-1973) e desvendar diversos mistérios a respeito de sua vida e suas pinturas. Segundo o autor a obra pretende eternizar Tarsila do Amaral pintora capivariana que fez tanto sucesso no Brasil e no mundo, a obra será distribuída gratuitamente para as bibliotecas e para todas as escolas municipais, estaduais e particulares do município. Contendo 128 páginas, com diversas ilustrações de fotos e quadros, a obra é uma justa homenagem da Câmara Municipal, Prefeitura Municipal de Capivari juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do povo capivariano aos 35 anos de falecimento da artista Tarsila do Amaral.O lançamento do livro será na Casa da Cultura no dia 20 de novembro às 20h e na ocasião será feita uma comemoração ao dia da Consciência Negra com o grupo berinbauzada e em seguida haverá uma homenagem ao Sr. Orsini.
MIRACATUENSE CRIA OBRA SOBRE TARSILA DO AMARAL

O livro é inédito e pretende contribuir significativamente para com a biografia da pintora, além de imortalizar o grande ícone da modernidade que este ano completou 35 anos de falecimento na capital paulista.
No livro o público encontrará aspectos totalmente desconhecidos sobre a vida e a obra da pintora mais importante do Brasil e autora de quadros como: Abaporu, Antropofagia, A Negra, Operários dentre outros. Jehoval Junior é autor de: Tarsila em Revista (Biográfico - 2002), Capivari: Terra, Esperança e Paixão (Guia Histórico e Cultural - 2003), Santo Expedito: O Guerreiro da Luz ( Religioso - 2004) e agora traz ao público: "TARSILA ETERNA" que têm o apoio cultural da Câmara Municipal de Capivari, Prefeitura Municipal, Secretaria de Cultura e Turismo e Editora EME. O lançamento será dia 20 de novembro na Casa da Cultura de Capivari e contará com diversas personalidades e familiares da pintora.