sábado, 25 de abril de 2009

PEDRO LARAGNOIT FUNDADOR DA CIDADE

FRANCÊS PEDRO LARAGNOIT

FUNDADOR DE PRAINHA/MIRACATU - SP



No ano de 1847, o francês Pedro Laragnoit (foto acima) se encantou com as terras do vale do rio São Lourenço e lá resolveu se estabelecer.


Construiu um açude no Ribeirão dos Negros, um engenho de arroz e sua casa. As terras eram muito férteis e a fazenda, que era chamada de "Prainha", logo prosperou.


Em 1871 o próspero francês doou dois alqueires de suas terras para a construção da Igreja de Nossa Senhora das Dores de Prainha.


Já em 1872 era criada a Freguesia de Nossa Senhora das Dores de Prainha, pela Lei nº 35 de 6 de abril do mesmo ano.


A primeira missa foi celebrada pelo Padre Salvador Torello, em junho do ano seguinte.


O município de Prainha foi criado em 30 de novembro de 1930 e, em 1944, seu nome mudou para Miracatu, que em tupi-guarani quer dizer "Terra de Gente Boa".


A Comarca foi criada em 1963 e instalada em 24 de junho de 1967.

Um comentário:

  1. Puxa vida muito legal ver um parente distante, mas parente meu em seu blog, ele era meu tataravó eu acho, sei lá. Meu vó se chamava Pedro Laragnoit também, devia ser neto dele...
    Parabéns pelo seu blog, e pela sua paixão por essa cidade que me parece linda realmente.

    ResponderExcluir

Faça seu Comentário no Miracatuando