quinta-feira, 2 de abril de 2009

HISTÓRIAS DE PRAINHA – Nº 2

“A Imprensa em Prainha”






O primeiro jornal a surgir em Prainha, foi o mensário “ O Prainhense”, em 1917, sob a direção dos Doutores. Emílio Martins Ribeiro, redator chefe e Antonio Martins de Castro, redator secretário. Não se sabe quantos números foram publicados, nem o tempo de existência. Foi impresso em uma tipografia de São Paulo-capital.

Acerca do primeiro número, ocorreu uma quase anedota interessante, os dois diretores, formados havia pouco tempo pela ESALQ de Piracicaba, retornado a Prainha, resolveram fundar um jornal, o primeiro número foi feito a mão e, depois, foram-no passando de um a outro para ser lido. Entusiasmados com o sucesso desse primeiro número manuscrito, contaram com o auxílio de outros prainhenses, e começaram a publicação tipográfica de “O Prainhense”.
Na ordem cronológica, encontra-se em segundo lugar, entre os jornais já editados em Prainha, o “Sul Paulista” mensário de propriedade da benemérita Associação dos Lavradores Prainhenses e que tinha como redatores os Doutores M. Macfarlane, Emílio Martins Ribeiro e Antonio Martins de Castro. O sempre incansável, Emílio Martins, passou a dirigir o periódico até seu desaparecimento.
O primeiro número do “Sul Paulista”, surgiu em maio de 1921, e o último data de novembro de 1922, tendo sido impressos ao todo, 15 números. Prosseguindo, em 1924, o “Correio da Prainha”, impresso em S.Paulo, na tipografia Carvalho, tem como fundador Manoel de Araújo Carvalho e redator o Sr. Rodovalho Nogueira de Sá, o primeiro número surge em dezembro de 1925, não se sabe a data exata de seu desaparecimento.

Em 25 de janeiro de 1924, impresso em oficina própria, começava a circular o “O Ribeira de Iguape”, quinzenário que se publicou até 19 de janeiro de 1936. Tinha como seu gerente e redator responsável o Coronel Diogo Martins Ribeiro Júnior. Era propriedade da Associação “O Ribeira de Iguape”, gente que se interessava pelo progresso de Prainha.

Por fim, encerrando essa lista, vamos encontrar o “O Município”. Fundado em 21 de julho de 1940. A diretoria do jornal era composta pelos seguintes membros: Redator responsável, José Anselmo de Moraes, então Coletor Estadual; Diretor, Alcides D’Iseppi, Delegado Seccional de Recenseamento; Redador auxiliar, Haroldo Dias Ferreira, secretário da Prefeitura. Esta foi a diretoria que dirigiu o periódico até 04 de março de 1941. Passou a ocupar o cargo de Redator Responsável o Professor Mamede de Souza. O “O Município”, a princípio, foi impresso nas oficinas “Odeon” de Araras; depois, na tipografia S.Paulo, de Santos. Finalmente foi impresso nas oficinas próprias em Prainha.
Eis a história da imprensa em Prainha, de uma forma simples, mas sempre era imbuída dos melhores propósitos, cuja finalidade era contribuir para o desenvolvimento da Zona Ribeirinha.







Miracatu, 30 de março de 2009.



Fontes: Jornal “O Município” Prainha, 15 de agosto de 1943 – Ano IV
Num. 1 ( Acervo: Museu Municipal “Pedro Laragnoit”)
Jornal “Correio da Prainha” Prainha, dezembro de 1925 -
Anno I – Num. 1 ( Acervo: Museu Municipal “Pedro Laragnoit”).

Pesquisa: Laerte de Camargo Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu Comentário no Miracatuando