domingo, 19 de abril de 2009

OSVALDO MATSUDA





ARTISTA ECOLOGICAMENTE MIRACATUENSE




Osvaldo Matsuda (Osvaldo Koji Matsuda), filho de Kofu Matsuda (imigrante japonês) e Luzia T. Matsuda (nissei), nasceu em Miracatu (Vale do Ribeira / Estado de São Paulo) em 26 de junho de 1954, segundo filho de um total de cinco irmãos (três homens e duas mulheres), estudou o primário no Grupo Escolar Diogo Ribeiro (antigo Ensino Fundamental I) e se formou no colegial (antigo Ensino Médio) na atual EE Prof Armando Gonçalves em Miracatu, já dava sinais que enveredaria pelos caminhos da Expressão quer seja verbal ou não-verbal, prova disso é que em 1971, ano em que se formaria, venceria um concurso interno da escola com a poesia Pó da Terra (o mesmo que dá nome ao seu primeiro livro de poesias publicado artesanalmente e independentemente em 1999 em Miracatu). Antes de mudar-se para a capital paulista em 1974, foi aprendiz de fotógrafo com parentes em Vicente de Carvalho em 1972 e ficou em recuperação no ano 1973 de uma hepatite aguda que deixou seqüelas para ainda alguns muitos anos subseqüentes.


De 1974 a 1989 viveu na capital paulista. Trabalhou em diversas atividades, mas principalmente na Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) como operador de sistemas. Freqüentou várias faculdades (Exatas) sem nunca se graduar, um exemplo foi a Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) onde estudou na área de Mecânica como Desenhista Projetista. Em meado da década de 1980 resolveu retornar a área expressiva como diletante (participaria de exposições de pintura como associado de uma galeria). Desta vez resolveu cursar Artes Plásticas e assim concluiu o curso em 1988 na Faculdade Marcelo Tupinambá (atualmente Faculdade Paulista de Arte). Neste período participou de exposições diversas de pintura tanto no Brasil como no exterior. Destaque para as coletivas no exterior: em Taiwan no Museu Taipei (1985), em Marrocos (1986) e no Brasil em Brasília (1986). Destaque para individual no Centro Cultural Vergueiro em 1988. Apesar de tudo foi um artista plástico sempre amador, pois atuava em outras áreas como profissional.


Na década de 1990 retornou para Miracatu por motivos familiares e pessoais. Estabeleceu-se como Professor de Arte no Ensino Fundamental e Médio, atuando sempre em Miracatu e somente em duas escolas as atuais: EE Prof Armando Gonçalves e EE Poeta Domingos Bauer Leite. Sem experiência como profissional educador levou para dentro da sala a Arte pura e simples. Causou muitos embaraços e ficou muito embaraçado por muitas vezes. Como o professor-artista ajudava mais do que atrapalhava como profissional, então permaneceu. O suporte profissional e a experiência dentro da sala de aula ajudaram em muito o artista e sua Arte fora dela. Esta Arte iniciada na volta do artista para o Vale do Ribeira é acionada desde o primeiro momento: em final de 1989. É a junção do abstrato gestual paulistano com o Vale do Ribeira Material. Porém, ainda é pintura, instalação, artefato, objeto... Num segundo momento, principalmente a partir de 1992 esta junção do abstrato gestual paulistano com o Vale do Ribeira Material fez outra junção, agora com o Vale do Ribeira Conceitual. Agora a Arte é Ecológico, Arte Ambiental, Arte do meio Ambiente, Arte da Biodiversidade, Arte do Espaço Ecológico, Arte da sobra de Natureza, Arte de resquício do Pré-cambriano... Entretanto um terceiro momento se fez presente, a partir de 1994, fazendo outra junção, agora com a junção do abstrato gestual paulistano com o Vale do Ribeira Material com o Vale do Ribeira Conceitual com o Vale do Ribeira Contextual. A confusão estava feita! O que é Vale do Ribeira? O que é Arte? Para facilitar o entendimento o artista decidiu fazer algumas nomeações. Nomeou esta arte de Arte da Espacialidade Ecológica porque entendeu que era um espaço ecológico físico, de conceito, e social. Nomeou Arte da Biodiversidade Cósmica porque entendeu que uma região que se manteve viva desde o cambriano e quase preservada já era por este fato uma Obra de Arte. Nomeou Oikósmico porque sabia que havia expressão Vale do Ribeira fora do Vale do Ribeira e em qualquer lugar. Nomeou como Arte Sobra de Resquício Natural porque foi resquício (aparentemente bom) o que a Natureza deixou e é resquício (aparentemente mau) o que a Modernidade Humana gosta de deixar. Nomeou Arte da Sobra porque entendeu que enquanto houvesse sobra do Vale do Ribeira haveria Arte. Nomeou Arte Sobra da Sobra porque entendeu que mesmo que não sobrasse resquício algum do Vale do Ribeira e se tivesse sobrado algum resquício desta Arte haveria Arte. Nomeou Arte Sobra da Sobra da Sobra porque entendeu que mesmo que não sobrasse qualquer resquício desta Arte e nem do Vale do Ribeira e se sobrasse a possibilidade de qualquer junção resquicial haveria Arte.


Em 1999 lançou o seu livro de poesia Pó da Terra em Miracatu. Foi uma produção artesanal. No ano 2000 voltou a residir na capital paulista, embora continuasse atuante no Vale do Ribeira. Permaneceu atuando na área educacional agora em escolas da Capital. Continuou publicando artesanalmente seus livros de poesias e experimentais: Monitor Ambiental do Vale do Ribeira o Herói Mundial Brasileiro na Era da Dissipação Visual, 2001 (poesias); Arte Sobra de Resquício Natural, 2001 (textos pessoais de artes plásticas); Sobrado Resquício Natural, 2002 (textos em prosa e verso); Via Poética da Poesia em Trânsito, 2002/2003 (poesias); Ir Poético Pela Via Alinhada, 2005 (poesias); Tangram Poético, 2006 (poesias); Via poética suicida, 2007 (poesias). Publicou como escritor independente em pequenas tiragens: FP ou PF (ficção) em 2003 pela Editora Scortecci; FP ou PF e PF (ficção) em 2008 pela Editora All Print.



ALGUNS DOS TRABALHOS DO ESCRITOR OSVALDO MATSUDA:


EM BREVE VOCÊ TERÁ TODAS AS OBRAS LITERÁRIAS DE OSVALDO MATSUDA AQUI NO BLOG MIRACATUANDO




Osvaldo Matsuda é professor, poeta,

escritor, artista plástico e declamador de poesia caipira

9 comentários:

  1. No ano de 1996 Osvaldo Matsuda foi meu professor de Artes no colégio Armando G.(Miracatu). Hoje moro em Uberlândia MG e vasculhando sobre o Vale do Ribeira, o encontro. É muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Alex:
    Sobre a quinta obra do escritor Osvaldo Matsuda apresentada neste site se é que se pode ser chamada de obra com todo o respeito. Vou falar desta obra fazendo um breve relato de uma história que não me lembro mais mas que mudou minha vida também: Olha meu filho se você conseguir otimo se não conseguir nós te amamos assim mesmo, não retire de si aquilo que somente Deus pode retirar. Faça o que está ao seu alcance.
    Acho que entendi um pouco dessa obra: é um alerta e não um incentivo a isto, não um incentivo ao suicidio pelo contrário, fala de um sistema social suicida talvez. Mas deixando sempre a livre escolha. Quer seguir por este caminho? Mas lembre-se que não precisa ser assim. E por falar de historias e de salvamento:
    Quem salvou minha vida muitas vezes foi Osvaldo Koji Matsuda. Hoje nao tenho como dizer fui aluno dele e me superei como gostaria de dizer hoje (fiquei meio sequelado por uma doença que acredito que vai vir a cura também. Mas Osvaldo Matsuda me encaminhou para ter uma fé mais sólida em Deus conhecido através de Cristo. E hoje eu corro atrás disto por minha conta buscando Deus através do frequentar uma religião. (Mas isto é uma longa e outra história). Ele fez a tradução de coisas que não entendia que meus pais já diziam mas não compreendia. E, agradeço a ele e algumas pessoas da familia dele que puderam colaborar comigo diretamente. Obrigado professor Osvaldo Matsuda e a todos que diretamente ou indiretamente colaboraram não só comigo mas com muitas pessoas. Alex São José dos Campos.

    ResponderExcluir
  3. ERRATA DO COMENTARIO DE ALEX SOBRE UMA OBRA A NONA OBRA E NÃO A QUINTA

    ResponderExcluir
  4. Que prazer em tê-lo no Miracatuando Alex Magalhães. É ótimo termos notícias de pessoas queridas e empolgadas em tudo aquilo que comprometam fazer. Saiba que você faz muita falta em Miracatu, mas é gratificante saber que está completo e satisfeito onde está. Tenho certeza que na religião você faz a diferença e encara a fé como algo sólido e verdadeiro.

    Nos orgulhamos de você Alex e sentimos muita saudade sua! Um grande abraço

    Jehoval Junior

    ResponderExcluir
  5. Alex diz a Jehoval: Muito obrigado Jehoval. Vocês também fazem muita falta embora não tive como cumprimentar a todos que atuam para que outros tenham expressão quando me mudei para São José dos Campos. Vou deixar meu e-mail para futuras comunicações: magalhaes_pepe@hotmail.com Vi as fotos da folia de Reis e que festividade cultural e de fé. Meus cumprimentos para todos os poetas e artistas. Em especial para o professor Matsuda, se você vê-lo, que tantas vezes me encaminhou para a saude espiritual e material também com suas orientações para tomar o caminho certo nas fases em que me sentia perdido consolidando a orientação de meus pais. Por favor, envie saudaçoes a todos estes, sim?
    Alex Magalhaes Rocha

    ResponderExcluir
  6. ERRATA DE ALEX MAGALHAES ROCHA SOBRE O COMENTARIO ANTERIOR A ESTE: JÁ SEGUIA UMA RELIGIÃO QUANDO CONHECI O PROF OSVALDO MATSUDA O QUE ME FAZ MAIS GRATO A ELE POR SUAS ORAÇÕES E ACONSELHAMENTOS.

    ResponderExcluir
  7. Osvaldo Matsuda parabéns pelo seu trabalho "Janelas metropolitanas". Essa coisa de usar pseudonimo não é uma boa idéia pois eu gostaria desde o início de saber que era você o autor daquele trabalho. Muito boa sua ilustração!
    Marilda
    Profa Rede Municipal São Paulo

    ResponderExcluir
  8. Alex Magal diz a Jehoval Junior:
    Oi Jehoval Junior. O Natal está chegando e se possível procure desejar felicidade por onde a espalhar para todos de Miracatu, ok? Outra coisa que reaprendi - mas não compreendia muito bem o que o professor Osvaldo Matsuda falava, é que deve-se deixar o Senhor Jesus nascer todos os dias em cada coração de cada um de nós, que quiser abrir as portas do coração para Ele.
    Se ver o professor Osvaldo Matsuda deixe uma boa recordação desta data abençoada e que o ano de 2012 seja de grandes realizações em todos os campos de sua vida (e da de vocês também).
    Saudades (reticentes),
    Alex Magal(magalhaes_pepe@hotmail.com(São José dos Campos-SP)

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, amigo Koji!

    VAI CORINTHIANS !!!

    ResponderExcluir

Faça seu Comentário no Miracatuando