domingo, 22 de fevereiro de 2009

MANIFESTO ACADÊMICO

No Vale do Ribeira:

O Vale das letras.

No eco das montanhas verdejantes

e de bananais viçosos

habita um Literato.

No Vale caiçara, bandeirante,

ecológico e responsável

habita um Literato.

Graças à união que irá surgir através da Academia Vale - Ribeirense de Letras, será escrita uma história onde escritores, jornalistas e pensadores unirão forças por um bem comum: A Literatura.


A responsabilidade pelas palavras reside em cada um de nós.
O compromisso com o futuro nos movimenta e nos impulsiona a extrapolar fronteiras geográficas para que juntos lutemos por tempos melhores.


A humildade em aprender e ensinar nos conduzirá e nos fará irmãos por uma única causa: A união literária. Sem a humildade e o caráter de união não se formam alianças.

Somente pela cultura nos diferenciamos de outros seres. Somente pela nossa cultura original poderemos estar inseridos num contexto maior, mas muito mais conscientes de nós mesmos.

Nunca poderemos nos esquecer daqueles que em outros tempos deixaram impressos na história sua contribuição literária de grande valor. Esse mosaico precioso de passado e contemporaneidade formam a identidade que habita a alma de cada Vale - Ribeirense.

Despertar a cultura, preservar a memória, interagir no presente contribuindo para um futuro promissor são os lemas que devem nortear nossas vidas.

Na parte somos o todo

No todo somos o Vale:

O Vale do Ribeira.

Nossa terra bendita!

Nossa terra querida!

Transbordante de sentimento

Em verde-alma

Em verde-escrita

Refletida no eco de seu povo

Manifestada na alma de nossa gente.


A Academia Vale - Ribeirense de Letras instituída a partir de então, contribuirá para o engrandecimento de nosso Vale. Sendo assim, a partir de hoje começamos conjuntamente a luta para que se faça existir a Academia Vale – Ribeirense de Letras que será o grande orgulho para nossa gente e para todo o Vale do Ribeira.


Vale do Ribeira, Miracatu, 07 de fevereiro de 2009.
texto escrito e lido pelo jornalista Jehoval Junior na ocasião do lançamento do livro de Julio Cesar Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu Comentário no Miracatuando